quinta-feira, 10 de setembro de 2009

A melhor para trabalhar




A revista Época do dia 24 de agosto deste ano publicou o índice das 100 Melhores Empresas para trabalhar, um levantamento feito em parceria com a pesquisa “Great Place to Work”.

A vencedora deste ano foi a Caterpillar, tradicional fabricante americana de tratores, escavadeiras e motoniveladoras, presente no Brasil há 55 anos e com uma equipe de 4600 funcionários.

Pouco antes de a pesquisa ser realizada, a empresa havia demitido mil funcionários, e colocado outros mil em lay-off. Tais medidas foram adotadas por que a crise mundial estava batendo à porta.

Como então a Cat consegui o primeiro lugar nesse ranking tão importante?

Os gestores atribuem a boa colocação ao fato de a empresa pautar a transparência em todas as suas ações.
“Nossa postura foi ter respeito com as pessoas e muita transparência ao longo de todo o processo de adequação da empresa à crise. (...) Não escondemos de ninguém a gravidade da situação nem demos garantias de que não haveria mais demissões” afirma o presidente Carlos Calil

Aliado a esse valor está o companheirismo, que contribui para um bom ambiente interno, e a possibilidade de fazer carreira na organização. Os colaboradores chegam a ter mais de 15 anos de casa, e muitos dos que estão na posição de líder, tiveram seu primeiro emprego na Caterpillar.

Uma pesquisa realizada internamente teve como conclusão um número surpreendente: 95% dos funcionários são altamente engajados. E tal engajamento, reverte-se em lucro. Os colaboradores são incentivados a sugerir ideias – a maioria é implementada – e há até prêmios para as melhores!

Todos esses valores e atributos, alinhados a um modelo de gestão consistente, fazem parte da receita de uma empresa de sucesso. Não é preciso ser uma gigante multinacional para implementá-las. São ideias relativamente simples, que podem ser adaptadas a qualquer ambiente de trabalho, mas para isso é preciso planejamento. A dica é se espelhar nessas organizações aclamadas e colocar as ações em prática!

Por Carina Bissoli

Um comentário:

  1. Interessante uma fabricante de máquinas agricolas ser escolhida neste ano em que o setor foi tão mal, só agora começa a se recuperar. Deve ter tido um peso muito grande a transparência da comunicação.

    mateus

    ResponderExcluir