quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Palestra motivacional



Muitas empresas utilizam palestras motivacionais "enlatadas" com alto custo de contratação dos palestrantes. Talvez este dinheiro e tempo fossem melhor aplicados para o desenvolvimento de um ambiente de trabalho mais desafiador e motivante.

O impacto de uma palestra de 2 horas é insignificante perto das quarenta, ou mais, horas semanais dedicadas dos funcionários à empresa.

Não seria o real desafio criar um ambiente que esteja alinhado com as expectativas e aspirações dos funcionários, e não procurar soluções, simplesmente paliativas, ao problema da motivação?

Por Mariana Bento

4 comentários:

  1. Concordo plenamente.

    Conhecer os funcionários e oferecer a eles um ambiente que atenda às suas aspirações é o melhor caminho para a motivação.

    Aproveitando meu comentário no post "Motivação em Tempos de Crise" eu cito mais uma vez o Google. A empresa depende basicamente de engenheiros para cumprir a sua missão. São funcionários intelectualmente curiosos, altamente motivados por desafios e por inovação.

    Uma busca rápida por "innovators@google" mostra o tipo de palestras "motivacionais" que ela oferece aos seus funcionários. Bem diferente de uma pré-moldada do Bernardinho... não é?

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  2. bernardinho é o melhor, consegue renovar a equipe e continuar ganhando, isso é liderança, treinamento, foco, crença mas como palestrante, nao sei nao hehehe

    mateus

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  3. Sem dúvida não questiono o Bernardinho como pessoa e técnico de vôlei.
    Mas, na minha opinião palestras desse tipo têm a mesma função de livros de auto-ajuda para negócios (tipo "O monge e o Executivo" etc.), falar o que todo mundo já sabe e com isso criar uma certa ressonância com que assiste/lê.
    O problema é que a realidade do trabalho não muda, e o efeito "motivador" da palestra se desmancha em meio à rotina.
    Como foi bem colocado no post, acredito que tenham um efeito meramente paliativo.

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  4. A palestra sem dúvida é um "plus" e deve ser encarada apenas com esse conceito. Acreditar que os funcionários podem ser motivados por duas horas de explanação do Bernardinho ou do Roberto Shinayshiki é tão ingênuo quanto pensar que as pessoas podem ser devotas de uma religião por apenas assistir a uma missa ou culto.
    Comparações à parte, vamos relembrar... ninguém é motivado por uma ação da empresa. Esta apenas deve oferecer subsídios para o desenvolvimento. A motivação é interna,algo que devemos trabalhar continuamente.

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