domingo, 14 de junho de 2009

Motivação em tempos de crise



Segundo Max Gehringer, Motivação é a capacidade de trabalhar de olho no futuro. Como dito no podcast, a atual situação econômica impossibilita grande parte das empresas de motivar seus funcionários, por conta de falta de recursos. Sendo assim, cabe a cada um exercer esse papel, mesmo sem aqueles benefícios antes disponibilizados e a mesma verba que tinha para realização de projetos.


O que mais te motiva no seu trabalho atualmente? Você acha realmente possível ter motivação quando a empresa não te estimula?

Postado por: Mariana Bento

9 comentários:

  1. Acho que uma novidade diária (e positiva, é claro) sempre me motiva no trabalho. Mas quando uma empresa não estimula seus funcionários fica realmente difícil se sentir motivado. Mas isso não quer dizer que podemos desistir tão facilmente, afinal, os próprios funcionários podem fazer a diferença numa empresa.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Colocando a questão de estímulos em um plano secundário, a vontade tem o papel preponderante no desenvolvimento de um profissional e é por meio dela que se cresce em tempos de crise, e sobretudo a vontade condiciona quaisquer motivações que uma empresa venha oferecer.

    ResponderExcluir
  4. Várias coisas podem estimular um funcionário: salário, benefícios, ambiente agradável, flexibilidade, responsabilidades, desafios. Porém, só há uma coisa que realmente faz com que um profissional se sinta motivado e renda o seu máximo: o prazer de fazer algo que ama.

    ResponderExcluir
  5. Ver que meu trabalho trouxe resultados é o que me motiva. Acho que o estímulo depende do momento que cada profissional está vivendo mas também uma empresa que possue foco e que não esteja estagnada, ajuda.

    ResponderExcluir
  6. A motivação é o que nos encoraja para agir e não depende somente do ambinete de trabalho, mas também das razões que dispertam os interesses. Acredito que o que pode estimular o funcionário não está em nenhum fator fisico, mas sim no psicológico, onde a empresa consegue agir sobre os principais motivos que o empregado tem para estar feliz: Estabilidade, reconhecimento e crescimento.

    ResponderExcluir
  7. Motivação está totalmente ligada à realização. Mas descobrir o que é realização para uma pessoa no trabalho é uma tarefa tão infrutífera quanto descobrir o que a faz ser feliz na vida (talvez nem mesmo ela saiba).
    Dado esta incerteza e variabilidade as empresas que oferecem soluções únicas (ex.: foco em remuneração) para todos os seus funcionários falham.
    A solução, do meu ponto de vista, é conhecer bem os funcionários, principalmente antes da contratação. Só assim é possível alocá-los a funções que aumentem a probabilidade de realização, a funções que sejam adequadas às suas capacidades e aspirações.
    Além disso, um ambiente que valoriza a contribuição individual, que dá liberdade e recursos para que qualquer funcionário almeje e alcance vôos mais altos, tende a ser um catalizador de realizações.
    O Google foi (ainda é?) um grande exemplo destas práticas. Eleita por diversas vezes a melhor empresa para se trabalhar ela realiza processos seletivos que chegam a durar quatro meses, e oferece um ambiente no qual qualquer idéia pode chegar a se tornar um produto (regra dos 20% de tempo livre, copiada da 3M).

    ResponderExcluir
  8. A busca pela motivação vem de dentro e não de fora. Não se deve esperar que uma empresa sempre motive os seus funcionários, pois em caso de crise, o que será feito? Deixar ela na mão?

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o planoa. Atualmente, algumas coisas me motivam: pensar que sou uma privilegiada por cursar uma faculdade e ter um trabalho digno da minha formacao eh algo que me impulsiona e da aquele empurrao na hora de sair da cama. Acreditar que este eh so o comeco de uma longa jornada repleta de experiencias e novos conhecimentos tambem eh algo que me encoraja a seguir em frente... Esses sao subsidios da minha motivacao, pois acredito que isso esta dentro de mim. A TEMPO, empresa na qual trabalho, contribui diretamente nesse processo ao fomentar a minha criatividade e ao permitir a inovacao continua. Ha varios desafios na companhia, e eles tambem fazem parte desse cenario, pois a cada dia a minha sede por mudanca e prosperiedade aumenta ainda mais.
    Obs. Desculpem a falta de acento e cedilha. Coisas de uma maquina desconfigurada! rs

    ResponderExcluir