domingo, 31 de maio de 2009

Motivação nas Organizaçãoes

Como se notar nas organizações equipes motivadas?

Um grupo de funcionários, onde todos estão interessados com as ações da empresa, é uma boa forma de se iniciar a motivação organizacional.
Trabalhar com uma equipe onde todos estão dispostos a enfrentar novas oportunidades, otimistas e engajados, são os diferenciais para o sucesso da organização. É importante que o líder, ou o gestor saiba diferenciar em sua equipe a satisfação, em vez da ansiedade e frustração.

Alguns sinais de motivação e indicadores de atitudes das pessoas em relação ao trabalho.

As pessoas fazem sugestões e dão ideias de maneira espontânea.
Sempre reagem de modo positivo quando recebem novas incumbências.
Trabalham para conquistar avanços e não apenas para “livrar-se da tarefa”.
Parecem felizes no ambiente de trabalho
São francas ao responder a perguntas.

Uma boa dica para começar a mudar esse ambiente, é perguntar para equipe se alguma mudança poderia ajudar a motivá – los, e com as sugestões de cada um, se torna mais fácil a integração e a satisfação.


E você já percebeu em sua empresa se há motivação na equipe que você faz parte? Se não há o que você faria para mudar esse cenário?


Por Valeska Guilardi

2 comentários:

  1. Acho que uma das coisas mais comuns nas empresas é esse cenário que a Valeska descreveu... creio que seja uma consequência da saturação do mercado, uma vez que há muitos profissionais ativos... entretanto, o número de interessados na promoção de uma mudança efetiva de comportamento parece ser decrescente...
    Pra mim, a motivação está baseada nos objetivos que tracei para a minha vida... acho que, assim como as organizações têm os "princípios organizacionais", nós temos os nossos "princípios pessoais": missão, visão, valores e objetivos. Se esses elementos não estão claros em nossas mentes, realmente é difícil ser "afetado" pelos subsídios oferecidos pelas empresas. E vcs... o que pensam?

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  2. Concordo com o Camila. O fator mais importante que destaco são os "princípios pessoais", que são dificeis de defini-los e facilmente podem ser afetados... Por esta razão muitos esforços das empresas são em vão, pois no íntimo de cada pessoa há valores, visões, missões que estão relacionados ao melhor que queremos, mas que frequentemente estão confronto com o que realente temos. Torna-se uma tarefa cada vez mais difícil para as empresas criar mecanismos de avaliação e poder reconhecer melhor cada um dos funcionários.

    Em resumo, os princípios pessoais bem definidos proporcionam para a empresa a possibilidade de enxergar melhor ao seu funcionário.

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