terça-feira, 19 de maio de 2009

Como engajar na crise?

Nesta postagem, traremos o caso exposto pela revista Você S/A, sobre a empresa Embraer, com o seguinte título: Sem clima no hangar. “Crise, lentidão na carreira e hierarquia rígida dificultam o esforço da Embraer para reter e motivar seus 4 000 engenheiros.”

A Embraer, fundada pelo governo militar em 1969 e privatizada em 1994, é um caso bem sucedido em um mercado dominado por empresas globais tradicionais. Nos últimos oito anos mais que duplicou sua receita e seu quadro de funcionários. Com a crise financeira, suas estimativas de vendas reduziram em mais de 30%, e demitiu 4 300 pessoas em fevereiro, mas a expectativa é retornar ao ritmo de crescimento em dois anos. Para isso a Embraer enfrenta o desafio de engajar seus 4 000 engenheiros. Trata-se de uma mão de obra altamente qualificada e que não se forma rapidamente, já que 70% dos seus funcionários têm 2º Grau ou formação técnica.

Então, podemos colocar a seguinte pergunta: Com a crise financeira, podemos ver na mídia, problemas em diversas empresas de grande porte, como a Embraer. Mas esses problemas atingem também empresas de pequeno porte ou pelo fato de serem pequenas conseguem evitar esta falta de engajamento, quando ocorre o corte de benefícios e de funcionários?

Por: Talyta C. Santos

Um comentário:

  1. Genteee...

    Muito legal o blog!
    Sobre o caso Embraer, acredito que a empresa não deve deixar que a formação de seus funcionários seja uma dificuldade para mantê-los motivados. Para conseguir engajá-los a Embraer terá que fazer um estudo e pesquisa para descobrir o que pode motivar esse grupo.

    Sobre a questão, ninguém está livre da crise. Ela está batendo à porta, a diferença (creio eu ta? rsrs) é que as pequenas empresas tem a vantagem de estaram "mais próximas" de seus funcionários e devem aproveitar isso para mudar o jogo!

    beijos!

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