sexta-feira, 17 de julho de 2009

Como mensurar a motivação?

Falamos a respeito da motivação em diversos aspectos. Refletimos sobre a sua importância no atual cenário, bombardeado pela crise econômica. Mas ainda não comentamos sobre um importante aspecto dessa tal motivação: como podemos mensurar a esse aspecto no ambiente corporativo?
Segundo Armando Ribeiro, em entrevista ao site Rh.com, não existe comprometimento parcial, assim como não existe meia-gravidez. Ele sugere que as organizações verifiquem se os objetivos que estão sendo atingidos são coerentes com os objetivos pessoais de cada um dos profissionais. Outra maneira que pode ser verificada pelas organizações é saber como andam as doenças psicossomáticas dos seus empregados. Pessoas comprometidas não adoecem com facilidade, pois procuram trabalhar com prazer e não com sofrimento. Dificilmente você ouvirá uma pessoa comprometida reclamar do sacrifício que é trabalhar todos os dias.

A mensuração é uma das questões mais complexas da nossa área e, como profissionais, precisamos buscar sempre as melhores práticas a fim de tangibilizar o valor do nosso trabalho.
E você? Como definiria formas eficientes de tornar a motivação algo tangível e imprescindível ao negócio?


Por Camila Hiratsuka

3 comentários:

  1. Para avaliar a motivação na minha opinião a melhor prática é uma conversa. Não adianta por exemplo fazer uma pesquisa de satisfação, pois como diz no livro a estrateiga do oceano azul 'não podemos terceirizar nossos olhos'.

    Abraços,
    Mateus d'Ocappuccino

    ResponderExcluir
  2. Uma maneira relativamente fácil de medir a motivação dos funcionários de uma empresa (e por isso mesmo pode ser difícil interpretá-la) é analisar o turn-over da empresa.

    Uma empresa que sofre com grande rotatividade de funcionários provavelmente não está fazendo bem o trabalho de motivá-los.

    ResponderExcluir
  3. Uma maneira de mensurar a motivação dos trabalhadores na organização, é efetuar uma pesquisa de clima organizacional. Você conseguirá mensurar todos os aspectos que provocam a desmotivação ou não motivação, já que o contrário de motivação não é desmotivação. Mestrando: Motivação no Trabalho e Consequências na Qualidade dos serviços Prestados. Um estudo de Caso nos Correios.....abraços. Ademir ademirrpo@hotmail.com

    ResponderExcluir