domingo, 26 de abril de 2009

MOTIVAÇÃO x ENGAJAMENTO

MOTIVAÇÃO x ENGAJAMENTO

O dicionário Aurélio define Motivação e Engajamento da seguinte maneira:

ENGAJAMENTO: [De engajar + -mento] S.m. 1. Ato ou efeito de engajar(-se). 2. Situação de quem sabe que é solidário com as circunstâncias sociais, históricas e nacionais em que vive, e procura, pois, ter consciência das consequências morais e sociais de seus princípios e atitudes.

MOTIVAÇÃO: [De motivar + -ção] S. f. 1. Ato ou efeito de motivar. 2. Exposição de motivos ou causas. 3. V. móbil (2) 4. Conjunto de fatores psicológicos (conscientes ou inconscientes) de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, os quais agem entre si e determinam a conduta de um indivíduo.

Bom... Pela descrição do dicionário não conseguimos ter a real dimensão de como essas duas palavras são usadas no dia-a-dia, e nem porque há tanta confusão no emprego delas.
Entendemos Engajamento como uma disposição coletiva, que levam as pessoas a alcançarem um objetivo comum à organização, comunidade, enfim, meio no qual estão reunidas. É algo que faz com que as pessoas alinhem seus interesses com os da empresa, e busquem juntas, soluções comuns.
Já a Motivação é algo pessoal, que vem de dentro, que difere de indivíduo para indivíduo. O que me motiva a levantar da cama e ir trabalhar todos os dias? O que me motiva a continuar nesse emprego e não ir em busca de outro? São razões pessoais.
O engajamento é guiado pela motivação. Pessoas motivadas a estarem naquele emprego com certeza são pessoas engajadas a buscarem os melhores resultados para a organização.
Cabe ao setor de comunicação, aliado às lideranças da empresa, descobrir o que motiva os seus funcionários para que, motivados, eles se engajem em um projeto e busquem sempre o sucesso tanto profissional individual, como o coletivo, da empresa.
Nesse blog você terá a oportunidade de entender um pouco mais sobre motivação e engajamento e também como um RP atua nesse ambiente, melhorando o clima organizacional; bem como a opinião de profissionais da área de comunicação, líderes de empresa, e de estagiários, que estão apenas começando na jornada profissional.

Bibliografia:
Dicionário Novo Aurélio, Editora Nova Fronteira, 5ª Impressão, 1999. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda
Site:
http://comunicacaocomfuncionario.blogspot.com/2008/08/motivao-ou-engajamento.html acessado em 21/04/09 acessado em 21/04/09
Site:
http://www.essencialdh.com/noticias_det.php?CodNews=7 acessado em 23/04/09

Por: Carina Bissoli

2 comentários:

  1. O mais interessante dentro desse tema, é que as empresas enfrantam um desafio extremamente complexo. Sempre devem pesquisar para encontrar um consenso geral da organização. E vale ressaltar, que são dois assuntos ligados e completamente difíceis de atingir o seu público.
    A minha experiência com engajamento e motivação, é que na minha empresa tenho flexibilidade de horários, tanto como o de entrada e saída, quanto com o de almoço e vejo que isso motiva as pessoas a entenderem que elas não estão sob pressão, e elas respondem a isso mostrando que podem dar o sangue na hora daquele projeto gigante que deve ser entregue semana que vem.
    Espero ter compartilhado um pouco com vocês!

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que os pontos que a Lais colocou são importantíssimos! Vimos na aula que a empresa oferece subsídios para os funcionários. Entretanto, a motivação muda de pessoa para pessoa. Por exemplo: pra mim, pode não ser importante sair mais cedo, mas sim ter uma política extensa de benefícios e incentivos... Já engajamento... esse sim é um desafio!

    ResponderExcluir