quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Mídias digitais turbinando a Comunicação

No post anterior tivemos a oportunidade de analisar a importância da disseminação de um discurso unificado e coerente diante de um dos momentos mais delicados para uma empresa, ou melhor, para duas empresas. É frente a situações como a de fusão e aquisição, e também dentro de um contexto de evoluções contínuas para um processo de gestão, que percebemos a importância do domínio das mídias digitais, e principalmente, a diferença que elas podem fazer ao serem utilizadas como ferramentas de comunicação e engajamento junto aos stakeholders.

Desde a intranet, blogs corporativos, twitter, entre outras diversas soluções em web 2.0, a verdade é que as mídias digitais vieram para oferecer ainda mais interatividade e velocidade para a comunicação, criando um intercâmbio entre funcionários de diversas áreas e hierarquias.
É neste ambiente que o funcionário torna-se ainda mais informado e tem a chance de trocar idéias e experiências variadas com outros colaboradores, que nos casos de empresas multinacionais como o Santander (citado no post anterior), muitas vezes residem em outros países com visões e culturas diversas. Trata-se de um espaço rico para a troca de informações e discussões pertinentes aos negócios, também se tornando um canal mais rápido para levar aos funcionários notícias, avisos e outros dados que dizem respeito à organização, antes mesmo de qualquer outro veículo como jornais, revistas e televisão.

Podemos destacar neste post o case finalista do prêmio da ABERJE 2009 (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) na categoria mídias digitais da empresa HP, com o nome “HP Brasil: engajamento digital”. Nele a organização apresenta a sua habilidade para comunicar, unir e engajar seus cerca de 311 mil funcionários e 3 mil parceiros de maneira clara e objetiva, com instrumentos de web personalizados como o HPpedia, com quatro mil artigos publicados; o HP Fóruns, com melhores práticas e intercâmbios entre mais de 20 mil funcionários cadastrados, contando também com Blogs e o HP Uncut, uma espécie de YouTube interno.


E você? Quais são os veículos digitais que você tem na empresa em que trabalha e quais você gostaria que tivesse?

Por Joyce Akinpe

Um comentário:

  1. Recentemente implantei um blog interno na empresa para proporcionar maior interação. Está sendo um trabalho legal. Lá sempre publico entrevistas com os colaboradores para que todos sabiam um pouco da vida de cada um off trabalho. Mas o que funiona lá é mesmo o e-mail, até para o coelga do lado.

    mateus

    ResponderExcluir